Bloga-me com Força

Blogai e multiplicai-vos!

1.12.2006

Campeonato Nacional de Língua Portuguesa

O que é?

O Campeonato Nacional da Língua Portuguesa é um concurso pensado para todos aqueles que queiram usar melhor o Português, aperfeiçoar o seu conhecimento e aprofundar o gosto pela Língua. Nesta iniciativa conjunta do Expresso, do Jornal de Letras e da SIC Notícias, com o patrocínio exclusivo do BPI, os concorrentes partem à descoberta dos segredos da Língua Portuguesa, aprendendo enquanto se divertem, divertindo-se enquanto aprendem.

Quem pode participar?

Os concorrentes serão organizados em três categorias etárias: a dos menores e 15 anos; a dos 15 aos 18 anos; e a dos maiores de 18 anos.

Como participar?

A participação neste Campeonato começa com a resposta a um teste de qualificação inicial, sob a forma de questionário de escolha múltipla, com graus de dificuldade variáveis em função das categorias etárias. As respostas correctas às perguntas do teste habilitam o concorrente para as fases de apuramento seguintes.

Onde será publicado o primeiro teste de qualificação?

O teste será publicado, durante o mês de Fevereiro, no Expresso, no Jornal de Letras e nos Jornais Regionais da Rede Expresso: Alto Minho, A Voz de Trás-os-Montes, Diário As Beiras, Diário do Alentejo, diário do Minho, Diário do Sul, Gazeta das Caldas, Jornal do Algarve, Jornal do Centro, Jornal do Nordeste, Linhas de Elvas, O Aveiro, O Interior, O Ribatejo, Reconquista, Região de Leiria e Sem Mais Jornal.

Como saber se foi apurado para a fase seguinte?

A correcção do teste de qualificação inicial, assim como a listagem com o nome de todos os concorrentes apurados, estarão disponíveis em
www.expresso.pt. Todos os concorrentes apurados para a segunda fase receberão, nos endereços que tiverem indicado no boletim de inscrição, o respectivo teste de apuramento para a fase seguinte. Apenas o teste inicial é publicado nos jornais. Todas as provas intercalares de apuramento para a Final serão enviadas directamente para os concorrentes seleccionados em cada fase. O número de provas intercalares de apuramento para a Final será decidido em função dos concorrentes apurados em cada etapa.

Como será a Final do Campeonato?

A Final do Campeonato consistirá em duas provas principais: um questionário de escolha múltipla e um ditado. Os 200 concorrentes apurados para a Final disputarão esta etapa decisiva no dia 6 de Maio de 2006, na Aula Magna, da Reitoria da Universidade de Lisboa. A Final será apresentada por Bárbara Guimarães e transmitida pela SIC.

Quantos vencedores haverá e que prémios irão ganhar?

Existirão nove vencedores, três em cada categoria etária, que receberão produtos oferecidos pela Porto Editora e viagens a locais culturais. Os 200 finalistas receberão também produtos da Porto Editora.


Mais informações aqui.



2 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial