Bloga-me com Força

Blogai e multiplicai-vos!

5.25.2006

Quinta-feira de Espiga!

Hoje é Quinta-feira da Ascenção ou Quinta-feira de Espiga.

O propósito desta data é honrar o termo da missão do Redentor na terra e a sua entrada na glória do Céu. Outrora, a liturgia deste dia, era revestida de grande significado: benziam-se os primeiros frutos e fazia-se uma procissão com tochas e estandartes.

A Ascensão celebra-se sempre à quinta-feira e passou a ter um cunho popular quando o povo, na sua humildade, pretendeu prestar homenagem a Jesus Cristo com os símbolos da fertilidade nos primeiros frutos, representados na espiga simbólica que, durante o ano inteiro, ficava num sinal de respeito e fé, dependurada numa parede da casa, até à sua renovação no ano seguinte.

A Quinta-feira de Ascensão era antigamente festejada nos campos entre merendas e bailaricos, aproveitando-se um contacto com a natureza e cumprindo uma antiga tradição. Esta festa possui uma dualidade religiosa e pagã, tendo sido adoptada pelo povo para celebrar a fertilidade dos campos.

Apanha-se, então, uma espiga e, seguindo um ritual de fertilidade, fazemos um ramo composto por ramos de oliveira (paz), videiras (vinho) e a espiga de trigo (pão), ornamentados com diversas e simples flores campestres: uma papoila que significa a alegria e o amor; dois malmequeres, um amarelo que representa o dinheiro em ouro e um malmequer branco que é o dinheiro em prata .

Feliz Quinta-feira de Espiga para todos!!



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial